quarta-feira, 24 de agosto de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO VII

REFLEXAO SOBRE O MÓDULO SETE.
PRÉ I: VESPERTINO B.
TEMA: O PORQUÊ DAS DIFERENTES CORES DOS BRASILEIROS.

Primeiro oralmente trabalhei com os alunos o porquê temos a cor diferente, ouve varias perguntas por parte dos alunos, que pra mim foi surpriendente. Depois eles recortaram diversas figuras de revistas e fizemos dois cartases, tiramos varias foto teve aluno que disse que ele era preto porque o pai dele era preto, outros disse, que não tinha preto porque todos eles eram brancos, nossa, pra mim foi surpreendente, persebi o quanto existe o preconceito na sala, ví que dentre outros fatores que contribuem para o processo de aprendizagem, o fator afeto é indispensável, uma vez que perpassa a relação professor/ aluno e os afeta dialeticamente. Portanto, precisamos considerar que o desenvolvimento cognitivo do ser humano está interligado aos fatores social, biológico, motor e afetivo, que estão a ele ligados. Segundo a teoria walloniana nos traz subsídios para que se desenvolva um paradigma pedagógico voltado para a pessoa, considerado-a em sua totalidade: afeto, motor, biológico, social e cultural. De acordo com essa teoria, o desenvolvimento humano se dar através da dialética como fundamento epistemológico. Assim, wallon buscou compreender o desenvolvimento infantil por meio das inter-relações estabelecidas entre a criança e seu ambiente, privilegiando a pessoa em sua totalidade, nas suas expressões singulares e na relação com os outros. Assim, é relevante considerar a relação professor-aluno e a sua importância no processo do desenvolvimento e aprendizagem da pessoa, sendo a emoção e o conflito considerados positivos e necessários, e não inapropriados e inconvenientes. Em suma, para que a escola busque nas propostas educacionais e na postura do professor uma educação além da transmissão do conhecimento é necessário entender a relação eu-outro no processo de constituição do desenvolvimento da pessoa.
"A essência do homem é pensar: sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida que afirme, que nega, que conhece poucas coisas, que ignoram muitas, que ama que odeia que quer e não quer que também imagine e que sente."
RENE DESCARTES
Este relatório tem como objetivo considerar os aspectos pedagógicos do processo cognitivo, afetivo e social que permeiam o processo de aprendizagens das crianças. É relevante que a criança aprenda a expressar suas idéias e opiniões, participando ativamente de seu próprio processo de aprendizagem fora e dentro do ambiente escolar. Portanto a escola busca a estimular os alunos a aprender gradativamente a selecionar, assimilar, interpretar, reformular, intuir, estimar, explicar e comunicar-se.
Este período representa um momento de reflexões sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, observar os avanços ou dificuldades de nossos alunos, no que diz respeito os conteúdos pedagógicos realizados.
Através das atividades desenvolvidas neste período podemos observar quais habilidades nossos alunos conseguiram assimilar e quais necessitam aprimorar.
Em síntese, é de fundamental importância a participação da família na vida escolar de seus filhos, pois estes estímulos, tanto da escola como na vida cotidiana, levara à formação de cidadãos com conhecimento, conscientes do seu papel na sociedade. Uma das finalidades essenciais da educação é fazer com que a criança de hoje e, conseqüentemente, o homem de amanhã se baste a si mesmo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário